- Área: 2000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Shengliang Su
-
Fabricantes: Parklex Prodema
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre espaço e cenário
O terreno é amplo e vasto, com a vista infinita do oceano. Altura e distância, consequentemente, tornam-se fatores essenciais na criação de um conceito. Posicionamos uma plataforma de observação do topo do edifício, onde as pessoas podem aproveitar ao máximo a paisagem. A subida do térreo ao topo é o prelúdio indissociável à experiência espacial completa, começando com uma rampa suave, os visitantes atravessam uma aleia de ginkgos preservada antes de entrar no espaço interior do volume arquitetônico. Após subir uma escadaria ressaltada, eventualmente se chega ao topo, voltando-se para encarar o oceano à distância.
A plataforma é fechada de dois lados e na parte de cima, mas completamente aberta para o mar. Tal gesto de direcionamento contribui para relacionar o espaço restrito à paisagem infinita e dissolver mentalmente a barreira entre próximo e distante, pequeno e vasto. A superfície do espaço, com acabamento em painéis de alumínio opacos, faz saltar a luz e as cores do ambiente ao longo de diferentes estações, condições climáticas e momentos do dia, registrando essa passagem, projetando os padrões sempre mutantes de luz e sombra à plataforma, seguindo o curso do sol.
Entre público e privado
Estabelecendo este observatório, desejamos construir um relacionamento positivo entre os visitantes e o programa de presença da marca do cliente. A plataforma é completamente aberta à visitação e rampa e escada independem da circulação interna, evitando interferências. Seguindo seus próprios caminhos, usuários do público e das funções privadas têm a chance de encontrarem-se na cobertura. As pessoas podem relaxar, sentir a brisa do mar, tirar fotos com suas famílias e amigos e aproveitar o restaurante do terceiro pavimento. Ocasionalmente, apresentações musicais ocorrem a noite, transformando o lugar em um ponto focal das atividades na região da orla.